quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FLORIANOPOLIS: CURSO DE PRODUÇÃO CULTURAL para músicos e produtores musicais - Entenda como montar uma banda ou desenvolver projetos musicais

CURSO DE PRODUÇÃO CULTURAL

Para músicos e produtores musicais

Produção e Gestão de Projetos Musicais

 

Data e Horário: Dias 24 e 25 de outubro (Segunda e Terça-Feira) das 18h às 22h

 

Local:  Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) - ACIF da Lagoa da Conceição, bem pertinho do terminal de ônibus da Lagoa.

Rua Nossa Senhora da Conceição, 30  Lagoa da Conceição - Florianópolis – SC

 

Instrutor: Marcelo Miguel (Consultor e Produtor Cultural)

Carga horária total: 08 horas/aula

 

Promoção: Quixote Art & Eventos   www.quixoteart.com.br

 

 

OBJETIVO DO CURSO

Este curso foi desenvolvido para auxiliar produtores culturais no desenvolvimento e na gestão de projetos culturais ligados ao setor musical, como projetos para a gravação de CDs ou DVDs, projetos de shows e espetáculos musicais, promoção de festivais, organização de bandas, orquestras ou corais.

Durante o curso serão abordados temas relacionados a gestão de projetos, noções gerais de legislação, leis de incentivo à cultura e alternativas para a captação de recursos e patrocínios na realização de projetos musicais.

 

CURRICULO DO INSTRUTOR

Marcelo Miguel é produtor cultural e consultor em projetos culturais, diretor da Quixote Art & Eventos. Cursou as faculdades de Direito (PUC PR 1982-1987) Jornalismo (PUC PR 1989 – Cásper Líbero SP 1990-1993) e Teatro  (FAP – Faculdade de Artes do Paraná 1998-1999). 

Como radialista trabalhou nas Rádios Manchete FM em São Paulo (1992-1993), Nova Record FM (1993-1994) e Alpha FM (1995) tendo produzido programas musicais, de entrevistas e de entretenimento. Atuou como Free-lancer para a MTV e produziu textos e matérias para a revista BISS.

Produziu shows e eventos com as bandas SKANK, TITÃS, RAIMUNDOS, PROFESSOR ANTENA, CHICO SCIENCE, RACIONAIS MC, LINGUA DE TRAPO e outros.

Atuou na equipe de produção do Hollywood Rock realizado no Morumbi em São Paulo no ano de 1993.

Elaborou e formatou projetos de diversos músicos e bandas para obtenção dos benefícios da Lei Rouanet.

 

PÙBLICO ALVO

Este Curso é recomendado para músicos, regentes, integrantes de bandas, orquestras, corais, produtores culturais, artistas ligados a produção musical, estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao setor da comunicação, artes, turismo, profissionais de marketing, pequenos e médios empresários ligados a indústria fonográfica, agentes e gestores culturais de toda natureza.

 

CONTEUDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

 

Segunda dia 24 de outubro - Aula 01

Das 17h as 18h00 – Inscrições e esclarecimentos

Das 18h00 as 18h30 – Apresentação do curso

Das 18h30 as 19h30 - Introdução ao estudo da Produção Cultural – Considerações gerais sobre a produção cultural e musical no Brasil. O perfil do produtor musical e o papel do gestor de projetos musicais. Principais dificuldades no desenvolvimento de projetos culturais. Noções gerais de planejamento e formatação de projetos culturais.

Das 19h30 as 20h30 -  Apresentação geral da Lei Rouanet. (Evolução Histórica – Aspectos Jurídicos – Apresentação do Mecanismo do Mecenato – Tramite de aprovação de projetos) Instrução Normativa 01/2010 e os procedimentos para cadastramento e aprovação de projetos na Lei Rouanet.

Das 20h30 as 21h30 - Leis de Incentivo à Cultura – Apresentação do SALIC WEB e dos formulários da Lei Rouanet. Documentos exigidos para apresentação de projetos. Gestão do projeto após aprovação. Abertura da Conta Corrente do projeto e procedimentos na captação de recursos.

Das 21h30 as 22h00 Leis de Incentivo à Cultura – O Fundo Nacional de Cultura (FNC) voltado para projetos musicais. Programas do Governo Federal voltado para o incentivo da produção musical. Editais públicos e de empresas privadas voltado para o setor musical. Apresentação do SICONV  o processo de cadastramento de projetos culturais.

Terça dia 25 de outubro - Aula 02

Das 18h00 as 19h00 - Produção Cultural – Aspectos de produção e características de projetos para produção de CDs e DVDs. Principais preocupações do produtor cultural. Perfil dos profissionais para execução deste tipo projeto. Exigências da legislação. Características de projetos para realização de shows e eventos musicais ou para formação de grupos musicais. Organização e promoção de festivais de música.

Das 19h00 as 20h00 - Legislação aplicada aos eventos musicais – O planejamento de shows e eventos públicos. Noções gerais do Código de Defesa do Consumidor. Considerações sobre o uso de espaços públicos na organização de shows e projetos culturais. Principais preocupações do produtor cultural na utilização dos espaços públicos. Documentação para promoção de eventos e espetáculos musicais. O atendimento médico e a segurança dos espaços durante a realização de shows musicais. Planos de seguros voltados especialmente para eventos e o setor cultural. O recolhimento de taxas e impostos. A contratação de artistas estrangeiros. Noções gerais sobre contratos e legislação trabalhista aplicada ao setor cultural.

Das 20h00 as 21h00 - Direito Autoral – Fundamentos constitucionais. O Direito Autoral e a Propriedade Intelectual. Direito moral e o direito patrimonial do autor. Apresentação da Lei Federal nº. 9.610. O registro de obras e textos. O papel do ECAD na fiscalização dos direitos autorais. Atualização dos debates e apresentação do PL para mudança da legislação.

Das 21h00 as 22h00 - Legislação e Cultura. Como formalizar e regulamentar um grupo musical. A constituição de entidades sem fins lucrativos e de empresas comerciais para o desenvolvimento e a produção de ações culturais. Aspectos jurídicos e administrativos. Vantagens e desvantagens.

 

Informações e Inscrições 

Para mais informações sobre o Curso de Gestão Cultural escreva para o e-mail  cursos@quixoteart.com.br 

ou ligue para (41) 3029-3660 ou (41) 8481-6651 em horário comercial de segunda a sexta das 9h às 17h.

Benefícios ofertados aos alunos

Todos os alunos matriculados neste curso receberão:

  • Duas cartilhas com os temas abordados no curso;
  • Um CD-Room contendo textos de apoio, legislação cultural, formulários de leis de incentivo, vídeos e resumos das aulas em arquivos power point;

Investimento

Para Inscrições antecipadas até dia 10/10/2011 – Taxa de inscrição de R$ 145,00 (Cento e Quarenta e Cinco reais) por aluno
Para Inscrições no local do curso na data de realização – Taxa de inscrição de R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais) por aluno

 Inscrição antecipada- A inscrição antecipada pode ocorrer através de deposito bancário após o envio da ficha de inscrição.

Inscrição no local ocorre quando o aluno efetua o preenchimento de sua ficha de inscrição e faz sua reserva por telefone ou pela internet e confirma o pagamento das taxas de inscrições na data e no local do curso.

SOLICITE SUA FICHA DE INSCRIÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO e-mail

cursos@quixoteart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário