quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ministra do Meio Ambiente garante que Estaleiro será construído em Biguaçu

Em reunião que aconteceu na manha de hoje (07) em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, garantiu que o Ministério não faz nenhum impedimento para que o empreendimento OSX Estaleiro seja construído em Biguaçu. O encontro foi organizado pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e contou com a participação de praticamente toda a Bancada Parlamentar Catarinense e do Governador do Estado, Leonel Pavan.

 

Isabela Teixeira deixou claro que o MMA quer encontrar soluções para as restrições ambientais na área. “Acredito que é possível achar uma saída. Para isso, temos que fazer uma agenda de trabalho com IBAMA, FATMA e Instituto Chico Mendes. Vamos equacionar o problema para que Santa Catarina ganhe desenvolvimento com a garantia da preservação ambiental”. A ministra determinou a criação de um grupo de trabalho que irá apresentar os pontos que podem causar impactos ao meio ambiente e soluções para que o Estaleiro seja instalado de forma sustentável em Biguaçu. “Sabemos que Santa Catarina irá ganhar muito com o empreendimento, afinal serão gerados milhares de emprego. Tenham a certeza, estamos empenhados para que esta obra permaneça em Santa Catarina”, garantiu a ministra do Meio Ambiente.

 

A senadora Ideli Salvatti informou à ministra que tem sido difícil o diálogo com os representantes do Instituto Chico Mendes desde a emissão contrária a licença ambiental para a construção do Estaleiro. “Fizemos uma audiência pública e o representante do Instituto Chico Mendes não apareceu. Se estamos nos propondo a viabilizar um diálogo e encontrar soluções, temos que ter as explicações formais do órgão para as restrições ambientais”, disse Ideli. Segundo a ministra, o Ministério não deu nenhuma determinação para que o Instituto Chico Mendes não prestasse esclarecimentos a empresa responsável pela obra ou para representantes da sociedade civil sobre as restrições ambientais constatadas com execução da obra do Estaleiro. Isabela Teixeira também tranqüilizou os parlamentares dizendo que o empreendimento não irá para outro estado. “O Governador do Rio de Janeiro não fez nenhum pedido ao Ministério para que o empreendimento seja instalado naquele estado. Podem ter certeza disto.”

 

Uma primeira reunião ficou marcada para a próxima segunda-feira (12) em Brasília para que as instâncias ambientais apresentem seus argumentos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário