quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ciranda Literária: encontro de professores com escritores

A Secretaria de Educação de Florianópolis quer que professores e demais profissionais da área troquem ideias, preferências literárias e que se aproximem de obras, escritores e editores catarinenses. Por isso, desenvolve a Ciranda Literária, por meio do Departamento de Bibliotecas. Mensalmente, um autor é convidado para conversar com professores de anos iniciais, professores de Português, auxiliares de sala, pedagogos e bibliotecários. Essa é uma das ações do Clube da Leitura, que busca incentivar ainda mais o gosto pelo mundo dos livros  na rede municipal de ensino.

Nesta sexta-feira (23/08), ocorrerá a primeira edição deste ano do Ciranda Literária. A SME receberá Amilcar Neves, escritor com publicações que também  destinadas ao público juvenil.  Membro da Academia Catarinense de Letras, ele vai falar sobre o seu processo de produção literária. O encontro ocorrerá das 13h às 17h, no Centro de Educação Continuada da prefeitura. Haverá mais quatro rodadas do evento até dezembro.

Além de propiciar a formação dos profissionais da Educação no campo literário, O Clube da Leitura leva escritores para escolas e núcleos de Educação e Jovens, Adultos e Idosos (EJA).  Essas visitas nas unidades irão começar a partir do final deste mês de agosto.

Antes disso, professores e bibliotecários devem definir uma obra dos autores catarinenses que será trabalhada em sala de aula. As atividades com os jovens leitores vão desde a leitura da obra, o conhecimento da biografia do autor, a produção de textos verbais e não-verbais, o envolvimento da família com o ato de ler, até o encontro com o escritor. O contato direto dos alunos com o convidado poderá render uma entrevista, uma homenagem ou até oficinas. Tudo depende da turma e do perfil do visitante.

            Qual leitor não quis um dia conversar com o autor a respeito da obra lida?  Diversas questões podem habitar as mentes de uma criança ou um adolescente que “viaja” nas histórias ou nos versos lidos em uma obra literária. E  quando há a possibilidade de esse jovem leitor poder estar frente a frente com aquele escritor ou poeta admirado ou contestado? Qual a importância e significado de um momento como esse na vida e para a história de leitura desse estudante? Para saber, só participando do Clube da Leitura.

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário