quarta-feira, 31 de julho de 2013

Florianópolis não vai contratar médicos estrangeiros sem diploma validado

Para prefeito Cesar Souza Júnior, médicos sem qualificação comprovada representam risco à população

 

A prefeitura de Florianópolis não vai contratar médicos estrangeiros que não tenham passados pelo sistema de revalidação do diploma no Brasil. A garantia é do prefeito Cesar Souza Júnior, que nesta quarta-feira recebeu representantes de entidades médicas que fazem um dia de protestos na Capital.

De acordo com o prefeito, aceitar que médicos sem a comprovada qualificação atendam nas unidades de saúde representa colocar a sociedade em risco. Para Cesar Souza Júnior, a contratação de médicos é, na verdade, “um falso problema” da área da saúde.

O prefeito afirmou acreditar que são três os principais pontos que devem ser atacados para melhorar o sistema público do país:

1 – maior cofinanciamento, pelo governo federal, do custeio nas unidades básicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas; 2 – revisão da tabela SUS, congelada há 20 anos; 3 – descentralização dos recursos públicos.

“A prefeitura de Florianópolis gasta 20% do seu orçamento com a saúde, o governo federal não consegue gastar 5%. É preciso mudar essa realidade”, afirmou o prefeito, lembrando que desde o início do ano a prefeitura já contratou 33 médicos para atendimento na rede municipal.

Cerca de 50 médicos e médicas foram recebidos pelo prefeito, entre eles o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Aguinel Bartan Júnior; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Vicente Pacheco de Oliveira; o presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul, Luiz Augusto Borba e o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado, Cyro Veiga Soncini.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário