terça-feira, 18 de junho de 2013

Prefeitura define critérios da licitação do transporte

Depois de analisar os sistemas mais modernos e eficientes de operação do transporte de passageiros, a prefeitura de Florianópolis definiu, em reunião no final da tarde desta segunda-feira, as características fundamentais do edital de concorrência pública para implantação do novo sistema de transporte coletivo da cidade, que será lançado até o dia 1º de setembro. São elas:

 

- Reduzir o preço das tarifas;

- Equipar todos os coletivos com sistema ar-condicionado e acesso para portadores de necessidades especiais;

- Implantar a integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter que obrigatoriamente ir até os terminais;

- Limitar os lucros operacionais em 6% do valor arrecadado;

- Remunerar com base em índices de qualidade do serviço, não mais por quilômetro rodado, como acontece atualmente.

 

“O trabalho está muito consistente e o foco é a melhoria dos serviços ao cidadão, cumprindo um compromisso de lançar a nova licitação já no primeiro ano de governo”, afirmou o prefeito Cesar Souza Júnior.

“Não temos o direito de errar, portanto todos os cuidados de ordem técnica e legal estão sendo atendidos para que esse processo não vá parar nos tribunais e assim arraste-se por mais tempo”, acrescentou Cesar, lembrando que o edital está sendo elaborado seguindo as diretrizes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação a outras licitações já realizadas.

De acordo com o prefeito, outra inovação da licitação será exigir a otimização de todas as operações que resultem em impacto na tarifa, como administração, logística, manutenção dos coletivos etc.

 

TRANSPARÊNCIA

 

O prefeito informou, ainda, que o edital será submetido a audiência pública antes de ser publicado, a fim de que os principais itens sejam discutidos e aprimorados. A licitação, garantiu Cesar, será transmitida ao vivo pela internet, com transparência total, como tem sido regra na atual administração.

Desde janeiro, e pela primeira vez na história do transporte coletivo da Capital, a prefeitura disponibiliza para consulta pública, na internet, todos os dados da planilha de custos das empresas de ônibus, inclusive com manual de cálculo. Os dados constam da página da Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, no endereço eletrônico:

http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/transportes/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário