terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Polícia Civil prende mais um dos líderes envolvidos nos ataques ao Estado

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 2013.0.2899 / Banco de dados de vírus: 2639/6116 - Data de Lançamento: 02/19/13

Florianópolis O líder do tráfico no morro do Horácio e envolvido direto com os atentados, Maykon Aurélio Saturnino, vulgo “Maycon do Horácio”, 29 anos, foi preso pela Polícia Civil, através da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com apoio da 8.ª Delegacia da Capital e da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (COPE), nesta manhã (19), em uma cobertura no bairro João Paulo, na Capital.

O preso é cunhado de Rodrigo de Oliveira, conhecido como “Rodrigo da Pedra”, influente traficante catarinense e um dos líderes da facção criminosa. Logo após a prisão de “Rodrigo da Pedra”, ele assumiu o comércio de drogas daquela região.

“Maycon do Horácio” estava com mandado de prisão em aberto e ordenou ataques a ônibus e a bases da segurança pública em Florianópolis. As ordens teriam partido dos presos de São Pedro de Alcântara, que assim como Maicom, integram a mesma facção criminosa. No momento em que foi preso, ele estava numa cobertura de classe média alta no bairro João Paulo. Outros integrantes da família Saturnino já foram presos pela DEIC no último sábado (16), como a mãe e a irmã de “Maycon do Horácio”. O cunhado dele, “Rodrigo da Pedra” foi transferido para um presídio federal para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

A ação policial para a prisão do foragido começou no dia anterior, por volta das 17h. Os policiais isolaram a área e aguardaram o dia amanhecer desta terça-feira para dar cumprimento ao mandado. Por volta das 4h, “Maycon do Horácio”, que já estava ciente da intensa movimentação policial e que seu paradeiro já fora descoberto, optou por se entregar. Na cobertura de um prédio de alto padrão onde o preso foi localizado, foram encontrados munições de calibre 9 mm e um frasco de lança-perfume.

 

A DEIC, desde janeiro, montou um grupo de trabalho composto por servidores da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC), da Diretoria  Secretaria de Segurança Pública (DINI), da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DGPC), do Departamento de Administração Prisional (DEAP) e da DEIC, além da colaboração das Divisões de Investigação Criminal (DICs) e das Delegacias de Comarca de todo Estado. Esta equipe (força tarefa) está trabalhando diretamente na investigação dos atentados.

O Delegado Geral, Aldo Pinheiro D´Ávila, disse que a Polícia Civil de todo o Estado está de prontidão e atenta para prender integrantes de facções criminosas e de atos de terrorismo público. “Novas prisões devem acontecer nos próximos dias”, disse.

De acordo com o Diretor da DEIC, Delegado Akira Sato, que lidera uma força tarefa para prender os integrantes de facções criminosas e autores de ataques, os trabalhos da Polícia Judiciária estão integrados com outras forças jurídicas. “Através da investigação obtemos indícios e provas que nos levam a estes criminosos, e, por isso, as parcerias com o Ministério Público e com o Judiciário tem sido fundamentais na agilidade dos deferimentos dos mandados. Num segundo momento, após as prisões, os trabalhos se concentram também junto as equipes do setor de lavagem de dinheiro da DEIC. Pois é somente tirando a fonte de renda do tráfico que vamos acabar com o crime organizado”, explica. 

Com mais esta prisão e, somando com outras operações, contabiliza-se 149 pessoas identificadas e presas por ataques a ônibus, veículos ou bases da segurança pública no Estado, desde o dia 30 de janeiro.

“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181”.     

Fotos e vídeo acesse: www.pc.sc.gov.br

 

Por: Krislei Oechsler e Isabel Muniz Corradini
Assessoria de Imprensa
Polícia Civil de Santa Catarina
(48) 3251-8129 / (48) 9175-2336 / (48) 88440016

Nenhum comentário:

Postar um comentário