quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Presidente do IPHAN anuncia auxílio para recuperar antiga Câmara

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Jurema de Sousa Machado, visitou nesta quarta-feira o prédio da antiga Câmara de Vereadores e Cadeia Pública da cidade, na Praça XV de Novembro.

Jurema atendeu a convite do prefeito Cesar Souza Júnior e do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho, e foi conhecer aquela que é considerada uma das mais antigas construções da Ilha de Santa Catarina, fechada ao público e aguardando restauração desde 2005.

O objetivo da visita, explicou o prefeito, foi sensibilizar o IPHAN a apoiar o projeto da prefeitura para recuperar o prédio histórico e criar o primeiro Museu da Cidade de Florianópolis. O prédio, depredado por invasões e deteriorado pela ação do tempo, abrigou a Câmara de Vereadores da Capital até 2005. Desde então, o imponente casarão colonial está em processo de degradação.

Durante a visita, acompanhada pelo vice-prefeito João Amin, pelo superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Luiz Moukarzel, e por vereadores de diversos partidos, Cesar já anunciou a primeira medida: a imediata designação de guarda 24 horas no prédio, a fim de evitar invasões e o risco de incêndios, como registrado recentemente.

Em entrevista à imprensa, Jurema Machado afirmou que a situação do prédio é “preocupante, desalentadora e estimulante”. Isso porque, explicou, apesar do quadro caótico do casarão ele se encaixa no perfil de patrimônio histórico protegido pelo IPHAN.

A superintendente nacional do órgão afirmou que é possível buscar recursos federais para a restauração e implantação do museu em três frentes: Fundo Nacional de Cultura; emendas parlamentares e através do PAC das Cidades Históricas, que deve ser lançado pelo governo federal.

Cesar e o professor Dalmo Vieira Filho anunciaram que a prioridade, agora, é a finalização de um projeto de restauração e implantação do Muse já em andamento pelo corpo técnico do IPUF. O prefeito afirmou que vai à Brasília conversar pessoalmente com a ministra da Cultura tão logo o projeto esteja pronto. Além disso, afirmou que vai buscar recursos na iniciativa privada e no governo federal para executar a obra, além de aportar verba da prefeitura.

“Uma cidade só se desenvolve com amor próprio, vamos virar essa página”, afirmou o prefeito Cesar, que pediu uma salva de palmas para as servidoras do IPUF que desde 2005 trabalham na recuperação e preservação do prédio.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário