segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sustentabilidade: Florianópolis recebe a Semana Lixo Zero

Encontro internacional e diversos eventos pela cidade marcam evento promovido pelo Instituto Lixo Zero de segunda (22) a quinta (26)

Uma semana dedicada à conscientização ambiental e à discussão sobre gestão de resíduos é o que o Instituto Lixo Zero traz a Florianópolis a partir desta segunda-feira (22). A Semana Lixo Zero vai debater, em associações empresariais, universidades e na Assembleia Legislativa, questões sociais, legais e tecnológicas sobre o lixo zero no país e quer disseminar ideias e conceitos sobre sustentabilidade. “O objetivo é envolver a sociedade para refletir sobre a gestão de resíduos, difundir conceitos e promover metas para a destinação adequada do lixo”, resume Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil

A programação começa com o 2o Fórum Internacional Varejo Lixo Zero, nesta segunda (22), às 13h30, no auditório da Fecomércio. Na pauta, a nova legislação em vigor sobre resíduos sólidos e a logística reversa, processo que trabalha a reciclagem, o reuso e a devolução de produtos à indústria. 

Na terça (23), ao Instituto Federal de Santa Catarina recebe, às 8h, o Zero Waste Campus, que vai sugerir programas de pesquisa na área e mobilizar alunos e professores com relação ao tema em sala de aula. Às 15 horas, no auditório do Sebrae/SC, acontece o Encontro de Co-Criação, um espaço para discutir ideias e ações de sustentabilidade. A partir das 19h, no plenário da Assembleia Legislativa, acontece palestra sobre Legislação e Lixo Zero.

Na quinta (25), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), promove às 19h um encontro com especialistas para debater possíveis soluções tecnológicas para a gestão de resíduos no país.

ENCONTRO INTERNACIONAL

O principal evento da Semana é o Encontro Internacional da Juventude Lixo Zero, de quarta (24) a sexta (26), no SESC Cacupé. Entre os convidados, está Alexandros Mavropoulos, sócio da empresa grega D-Waste, que criou em parceria com a Clinton Foundation uma plataforma de informações sobre o lixo no mundo. Leslie Lukacs, fundadora da empresa de consultoria L2 Ambiental, levará sua experiência na implantação de programas Lixo Zero em grandes instituições, órgãos públicos e privados e eventos em todo o mundo.

Informações e inscrições podem ser feitos pelo site zerowastemeeting.org ou com a coordenadora do evento, Jéssica Sabatini pelo telefone (48) 9666-5579 ou jessica.sabatini@zerowasteyouth.org

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário