terça-feira, 3 de julho de 2012

Polícia Civil prende integrantes de quadrilha de estelionatários que agia em Florianópolis e no Distrito Federal.

Florianópolis- A Divisão de Defraudações da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) prendeu em flagrante, no fim da tarde desta segunda-feira (2), três integrantes de uma quadrilha de estelionatários que agia em Brasília e em Florianópolis. As prisões aconteceram no momento em que o trio tentava financiar um veículo, avaliado em 83 mil Reais, numa agência bancária da Capital. Foram presos: Wesley Levy Sandes da Cunha, 41 anos, Ivan Soares de Souza, 38 anos, e Flavio Gomes Abelha, 33 anos.

 

“Kits para 171”

Com os estelionatários os Policiais Civis apreenderam grande variedade de documentos falsificados e emitidos no nome de mais de 10 pessoas diferentes. Todos os documentos falsos estavam organizados em kits para serem usados nos golpes como, abertura de contas correntes ou financiamentos de bens. Era uma espécie de “Kit para 171”(sequência numérica equivalente ao artigo 171 do Código Penal, que tipifica o crime de estelionato.) Entre os documentos falsificados estão comprovantes de rendas e de residências de funcionários públicos federais, Carteiras de Identidade e de identificação funcional, talões de cheques e outros documentos.

 

Um veículo Ford/ Fusion de procedência duvidosa  também foi apreendido com os bandidos.

 

“Modus Operandi”

De posse dos documentos falsos, eles abriam contas correntes e movimentavam cartões de crédito, emitiam cheques, faziam financiamentos bancários e de bens. Tudo em nome de pessoas desconhecidas, mas que não tinham problemas de crédito no comércio. O trio vai responder por crimes contra o sistema financeiro nacional (fraude de financiamentos), falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos e estelionato. A ação que culminou com as prisões foi coordenada pela Delegada Aline Hermes Zandonai, da Divisão de Defraudações, com participação dos Policiais da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da DEIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário