quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER NO MUTIRÃO DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

     Encerra-se dia 31 de janeiro o prazo de inscrição em Santa Catarina para mulheres mastectomizadas se candidatarem a cirurgias reparadoras oferecidas de graça pelo Mutirão de Reconstrução Mamária. A ação voluntária é uma realização da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com a participação simultânea de todas as regionais existentes em 18 estados e no Distrito Federal.
     O objetivo é reduzir o tempo de espera de pacientes que estão cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) para reconstruir a mama, total ou parcialmente, devido à remoção de tumores cancerígenos. Mulheres com sequelas no seio causadas por acidentes também podem pleitear a operação. O período de triagem e consultas será durante o mês de fevereiro e as cirurgias ocorrerão em data unificada em todo o País, de 5 a 9 de março.
     Segundo o presidente da regional da SBCP e coordenador da iniciativa no Estado, Zulmar Accioli, "a fila de espera em Santa Catarina é pequena, de apenas alguns meses, considerando-se o atendimento feito em todos os hospitais da rede SUS onde há mastologia e cirurgia plástica em atividade". Além de beneficiar quem já está aguardando a vez, o esforço conjunto pretende atingir o maior número possível de pacientes que procurarem pelo mutirão.
     Até o momento, mais de 80 mulheres de todas as regiões do Estado se inscreveram. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados em hospitais públicos e clínicas particulares conveniadas de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville. Esta distribuição visa facilitar o acesso das pacientes ao local da operação, "evitando assim que se desloquem para a Capital, muitas vezes muito distante de suas residências", explica Accioli.
     Para se candidatar, basta ligar para (48) 3721-8058, na sede da SBCP-SC, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, e informar nome, telefone, cidade onde mora e há quanto tempo foi mastectomizada. Os exames pré-cirúrgicos só serão solicitados às selecionadas na triagem, agendada para fevereiro. Todas as etapas são gratuitas.

Incidência
     O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para 2012 o surgimento de 52.680 casos novos de câncer de mama no País, 1.630 deles em Santa Catarina. É o tipo mais temido pela parcela feminina da população, não só pela alta incidência e número de mortes, mas também pelos efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Os tumores mais agressivos ou descobertos tardiamente demandarão a mastectomia e, portanto, a reconstrução do órgão.
     As técnicas são variadas, desde a colocação de um expansor (balão interno) para dilatar o tecido epidérmico do seio, implante de prótese de silicone até a enxertia de pele retirada do abdômen ou das costas. Dependendo da cirurgia, o custo total pode variar entre R$ 5 mil e R$ 35 mil, mas que será totalmente coberto pelo SUS nos hospitais públicos ou pelos médicos voluntários nas clínicas particulares.


Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, n° 1414, Pantanal
Florianópolis – SC
88040-001
(48) 3721-8058
www.sbcp-sc.org.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário