sábado, 15 de outubro de 2011

Morro da Capital ganha escola modelo

A unidade situada numa comunidade carente possui elevador para portadores de deficiência, além de ginásio de esportes e sala informatizada.

Esta é a maior obra de educação feita em um morro de Santa Catarina. Assim definiu o Prefeito de Florianópolis, Dário Berger, na inauguração da Escola Desdobrada Municipal Osvaldo Galupo. A obra com modernas instalações foi entregue oficialmente à comunidade do Morro do Horácio nesta sexta-feira, dia 14 de outubro. A unidade, que fica na região central da Capital, foi reformada e ampliada com investimento de mais de R$ 4 milhões 276 mil.

Para o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, esta é uma escola de primeiro mundo, que dentre outras melhorias possui adaptações para as crianças com deficiência. Na unidade há um elevador que garante o acesso dos portadores de necessidades especiais a todos os ambientes.

O estabelecimento de ensino é distribuído em dois blocos interligados por escadas e rampas. O bloco inferior, correspondente ao prédio antigo, foi praticamente reconstruído e ampliado. A reforma compreendeu a substituição das esquadrias, dos pisos e azulejos, bem como o reforço da estrutura, cobertura e lajes novas, e pintura geral do prédio.

Com a ampliação, esse bloco passou a ter seis salas de aula, sendo quatro de ensino fundamental e duas de educação infantil com banheiros conjugados para os pequenos, sanitários para alunos e profissionais, sala para a direção, sala para os professores, secretaria, refeitório, cozinha, lavanderia e depósitos.

O bloco superior é totalmente novo e resulta da construção de uma biblioteca e uma sala informatizada, bem como um moderno ginásio de esportes com quadra polivalente, vestiários, sanitários e depósitos. Nesse bloco foi edificada ainda uma praça cívica, que consiste em um espaço de uso comunitário, dotado de cozinha com churrasqueira e sanitários. Para a diretora Atagy Feijó a obra é ótima, pois será utilizada por toda a comunidade. “Antes não havia um espaço social como este, em que os moradores também podiam usufruir”, completa.

Capacidade

A Escola Desdobrada Osvaldo Galupo foi fundada em março de 1991. Com as  melhorias, a unidade passou a ter capacidade para atender 300 crianças do ensino fundamental e  48 crianças de educação infantil.

A vice presidente da associação de moradores do Morro do Horácio, Dilma Silva, acredita que a reforma da escola é um grande crescimento para a educação. “Faz muito tempo que estamos lutando para essa melhoria na Osvaldo Galupo e agora temos um excelente ambiente para atender as nossas crianças”, pontua.

Um comentário:

  1. A Escola Desdobrada Osvaldo Galupo tem, na fachada do seu ginásio, um desenho onde aparecem 3 pipas ou pandorgas. Esse efeito foi criado por alguns motivos:
    1 - homenagem ao menino Osvaldo Galupo que veio a falecer devido a uma descarga elétrica quando preparava sua pipa, que deu nome à escola do Morro do Horácio;
    2 – reverência às pandorgas de Florianópolis, que fazem parte do folclore, presentes nas comunidades dos morros da ilha, nos sonhos e brincadeiras de crianças;
    3 - analogia com a Arquitetura, que harmoniza a beleza de formas e cores com a técnica construtiva e só alçam vôo quando estão contra o vento, contra as correntes predominantes do pensamento, mudando as formas de se olhar espaços, ambientes e objetos.
    As pipas foram executadas com elementos vazados que proporcionam um belo efeito de luz durante o dia, vistas por dentro do ginásio, e à noite quando as luminárias do ginásio estão acesas.

    Foram adotados aspectos de eficiência energética como uso de brises móveis nas salas de aula e biblioteca, de forma a bloquear a insolação direta e proporcionando iluminação difusa para os ambientes de estudo.
    Para o ginásio, foram adotadas prateleiras de luz ou lightshelves, superfícies horizontais próximas das aberturas próximas à cobertura, de forma que houvesse iluminação difusa e que permitisse a prática desportiva sem ofuscamento e sem aquecimento.
    Também estão instaladas captação e uso de águas pluviais, aquecimento solar da água dos chuveiros dos banheiros do ginásio, ventilação natural.
    Além dos aspectos de sustentabilidade, a Escola Osvaldo Galupo também atende diversos requisitos de acessibilidade como rampas, elevador, piso podotátil, sanitários e banheiros acessíveis.

    O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Arq. Sigfrido F. C. G. Graziano Junior, profissional liberal de Florianópolis com a empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis através de licitação pública Ampys - Assessoria, Consultoria e Projetos S/s Ltda, de Curitiba-PR.

    ResponderExcluir