terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Secretaria de Segurança e movimento lojista catarinense definem parcerias

 

Secretaria de Segurança e movimento lojista definem parcerias

Projetos vão de palestras conjuntas sobre segurança à transformação de máquinas caça-níqueis em computadores

 

A Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC) levou nesta segunda-feira (14/02) ao secretário de Segurança Pública César Grubba uma série de propostas para reduzir a criminalidade em estabelecimentos comerciais do Estado. Entre elas está um calendário de palestras com representante da Polícia Militar para conscientizar e dar orientações aos lojistas para evitar roubos e assaltos. A Federação pretende fazer ao menos um encontro em cada um dos seus 31 distritos de atuação, que congregam 173 CDLs e abrangem todos os 293 municípios catarinenses.

Ações com este perfil já foram bem sucedidas em cidades como Florianópolis, Joinville e Tubarão, o que reforça a demanda por um trabalho estadualizado. “A falta de segurança é hoje a principal preocupação dos lojistas. Mas não queremos apenas cobrar ações do poder público, e sim propor soluções conjuntas e ajudar a combater os problemas”, define Osmar Silveira, vice-presidente da FCDL SC. A SSP já desenvolveu projeto semelhante com lotéricas e postos de gasolina, alvos constantes de assaltos. “São dicas valiosas que podem inibir e dificultar a ação dos marginais”, assentiu o secretário.

Outra proposta é a divulgação, nas delegacias e quarteis, do serviço 0800 729-8888, para comunicar perda ou furto de documentos. A Federação solicitou que o número fosse inserido nos rodapés dos boletins de ocorrência e que o SPC/SC tivesse acesso aos registros dos BOs. A terceira solicitação deve gerar um convênio entre o Estado e a FCDL, que transforma máquinas caça-níqueis apreendidas em computadores destinados a projetos de inclusão digital em Santa Catarina. Já existe uma parceria do governo com o MP/SC, o Projeto Piá, mas como a demanda é muito grande, a Federação colocou o fornecedor de seu projeto Recicla CDL à disposição para aumentar a produção das máquinas. Os projetos foram apresentados na semana passada ao governador Raimundo Colombo, que em seguida encaminhou as sugestões à Secretaria de Segurança Pública.

FOTO: Secretário Grubba (ao centro) e vice-presidente da FCDL Osmar Silveira (à dir.) discutem projetos e parcerias

CRÉDITO: Divulgação/FCDL 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário