domingo, 14 de março de 2010

Orquestra Escola faz concerto na Avenida Paulo Fontes

A Avenida Paulo Fontes transforma-se nesta segunda-feira (15/03) em palco ao ar livre para o concerto da Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A apresentação musical, a partir das 18h, em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN), marca a abertura das atividades do projeto em 2010 e faz parte das comemorações do aniversário de 284 anos da cidade.

No concerto, que contará com a participação de 50 músicos, será executado um repertório com clássicos folclóricos e composições tradicionais de Mozart, Beethoven, Merle Isaac, entre outros autores estrangeiros, além de incluir o “Rancho de Amor à Ilha”, hino oficial de Florianópolis, escrito pelo poeta Claudio Alvim Barbosa.

As oficinas musicais da Orquestra Escola são realizadas no Forte Santa Bárbara, junto à sede administrativa da Fundação Franklin Cascaes, abrangendo uma média de 130 alunos. Em 2010, o projeto entra no quarto ano de atividades iniciando nova experiência com a abertura de um núcleo da escola aberta no Centro Cultural do Balneário dos Açores, no Pântano do Sul, para atender 50 crianças de 5 a 12 anos residentes na comunidade e região.

Com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), o projeto Orquestra Escola promove a inclusão social de crianças e jovens estudantes de diversas comunidades, contribuindo para a plena cidadania. Realizado gratuitamente, a iniciativa da FCFFC abrange o ensino musical através de aulas em grupo, estudos individuais orientados, ensaios de naipe, ensaios gerais, estudos bibliográficos, palestras, apresentações e concertos.

Após dois anos de formação, os estudantes que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Florianópolis. Outros são aproveitados como monitores das turmas ou professores, podendo também seguir carreira profissional na área musical.

 

Serviço:

 

O quê: Concerto da Orquestra Escola /FCFFC

 

Quando: segunda-feira (15/03) – 18h

 

Onde: Avenida Paulo Fontes – em frente ao TICEN

 

Quanto: gratuito

 

 

 

 

Dieve Oehme
Assessoria de Comunicação FCFFC
(48) 3324-1415 - ramal 213
(48) 9962-1069
imprensa.ffc@gmail.com
www.pmf.sc.gov.br/franklincascaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário