quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projeto Reóleo, da ACIF, recebe Troféu Onda Verde

Projeto Reóleo, da ACIF, recebe Troféu Onda Verde

Entrega será durante o Fórum de Gestão Sustentável, nesta sexta (27), na FIESC

 

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) recebe nesta sexta-feira (27) o Troféu Onda Verde, do 17º Prêmio Expressão de Ecologia, pelo Projeto Reóleo, de coleta e reciclagem de óleo de cozinha. A distinção será entregue durante o Fórum de Gestão Sustentável, promovido pela Editora Expressão, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), reunindo empresas e entidades da Região Sul que se destacam por ações de gestão social e ambiental.

 “Este prêmio fortalece o projeto perante nossa comunidade e proporciona maior projeção à iniciativa que há quase 12 anos dissemina a cultura de desenvolvimento sustentável, conscientizando as novas gerações sobre o tema”, afirma Luiz Fernando Marca, diretor do Reóleo. “Além disso, o prêmio coloca a ACIF como benchmarking para qualquer organização que deseje seguir este caminho com competência e sem gerar custos”, argumenta.

O Reóleo foi implantado em 1998, de forma pioneira, na filial da entidade na Lagoa da Conceição. Neste período, a iniciativa se espalhou por outros pontos da Capital e bairros de São José, evitando que mais de um milhão de litros de óleo fossem descartados incorretamente em pias e bueiros.  Para se ter uma idéia da importância disso, basta levar em consideração que um litro de óleo contamina aproximadamente um milhão de litros de água. Atualmente, o programa envolve cerca de 320 estabelecimentos da região, além de 63 pontos de entrega voluntária (PEVs) – entre eles, escolas – e a coleta em condomínios residenciais. Mensalmente, são coletados cerca de 30 mil litros de óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário