quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CurtaDoc exibe filmes experimentais

Desprezar conceitos e fórmulas e arriscar é o motivo condutor dos cinco documentários selecionados para o programa CurtaDoc desta semana. Agrupados em torno do título Experimentar, as semelhanças entre os filmes se esgotam no termo, porque o exercício de cada diretor seguiu caminhos distintos. O episódio vai ao ar na terça-feira 2, às 21 horas, no SESCTV, para todo o Brasil e com reapresentações ao longo da semana.

O convidado para mediar o programa é o cineasta e professor da PUC/RS, Gustavo Spolidoro, um diretor habituado a experimentações. “Eu acho que a função de quem faz um filme, principalmente curta-metragem, é experimentar. Como se faz isso é que fica a critério de cada um porque isso vai de acordo com que a pessoa aprendeu, leu, estudou, pensou sobre o filme. Então, para cada pessoa a experimentação procede de uma maneira diferente”, diz Spolidoro.

Olhos Pasmados, filme de 2000 realizado por Jurandir Muller e Kiko Goifman, abre o programa. A partir de um poema de Rimbaud, os diretores tratam da vida na velhice. Mesmo com esta perspectiva, o foco é outro. “Não é um documentário sobre a velhice no Brasil de forma objetiva, mas um olhar subjetivo que a gente tentou usar numa série de elementos. É um filme que tem tanto um interesse pelo conteúdo que está sendo tratado quanto para discutir linguagem”, diz Kiko.

Caminhos em Busca de um Tempo, de 2006 e direção de Carlos Canela é um curta em tom de ironia sobre a vida pré-ordenada em que as opções de escolha são reduzidas. O documentário possui também o subtítulo “Ainda não catalogados”, que explicita com mais evidência a proposta do filme em estabelecer uma reflexão sobre a rigidez da vida previamente determinada.

Vida Fuleira vem em seguida. Produzido em 2007, tem direção de André Sampaio. O filme mistura elementos do cinema mudo, do teatro de rua e das salas de cinema pornô. Narra um drama de uma bem-sucedida família de circo que teve um dos integrantes perdidos quando ainda era um garoto.

Com apenas um minuto de duração, O Último Round, de 2000, de Felipe Nepomuceno, Pedro Asbeg e Tereza Alvarez, trata do confronto de uma pessoa com seu próprio pensamento, representado numa luta de boxe com um poema de fundo narrado pelo próprio poeta, Arnaldo Antunes.

Nacos de Pele, dirigido em 2008 por Leonardo Barcelos e Hélio Lauar do coletivo Teia, de Minas Gerais, é um curta que trabalha sobre texturas. A paisagem é humana. Há uma visão distorcida dos personagens, uma penumbra descontínua, um sentimento de abandono e um ar de despedida na relação entre dois homens.

            O programa CurtaDoc vai ar semanalmente. A primeira temporada vai até julho de 2010. Estão sendo exibidos 125 filmes selecionados de um total de 520 inscritos. As inscrições continuam e podem ser feitas no site em www.curtadoc.tv, que será transformado em um banco de dados do documentário brasileiro em curta-metragem. O CurtaDoc é realizado pelo SESCTV com produção da Contraponto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário