Projeto piloto de transporte marítimo deve ser implantado ainda neste ano na Grande Florianópolis
Uma parceria entre prefeituras da Grande Florianópolis e Governo do Estado vai elaborar o projeto
Os prefeitos da Grande Florianópolis deram um grande passo, na manhã desta quinta-feira (24), em direção à implantação do transporte marítimo na região. Foi assinado um termo de cooperação técnica entre as prefeituras de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu e São José junto a Secretaria de Infraestrutura e o Departamento de Transportes e Terminais (Deter). A parceria visa elaborar o projeto do transporte hidroviário. Um cronograma será definido, nos próximos dias, para datar as reuniões e as entregas dos projetos de cada cidade.
De acordo com o termo, o sistema hidroviário de passageiros irá implantar um transporte de qualidade que atenda da melhor forma as demandas da sociedade. O acompanhamento da prestação dos serviços e a fiscalização de sua operação ficarão a cargo do Deter. Também é o Deter quem coordenará a comissão com as prefeituras para viabilizar a implantação.
Para o prefeito da Capital, Dário Berger, o transporte marítimo sempre foi visto com bons olhos, no entanto, não era possível sem o apoio do Governo do Estado. “Sou a favor de transportes alternativos, mas que sejam bem planejados” disse.
Em relação aos pontos de embarque e desembarque, o município de Palhoça já definiu quatro: Praia do Sonho, Praia de Fora, Barra do Aririú e Ponte do Imaruí. Em Florianópolis, de acordo com o secretário de Governo Gean Loureiro, também foi feito um estudo para apontar o melhor local. Segundo ele, a instalação de um terminal marítimo deverá ser atrás do CentroSul/Passarela Nego Quirido. São José e Biguaçu devem apresentar os projetos nos próximos dias.
O transporte marítimo, segundo Gean Loureiro, é uma alternativa segura e confortável. Além disso, é altamente previsível o tempo de cada viagem já que não ficará a mercê de filas. Loureiro acredita que poderá ser implantado na Grande Florianópolis um sistema parecido com o de Porto Alegre/Guaiba, aprovado pelos usuários no Rio Grande do Sul.
Estão previstos barcos com capacidade para 40 pessoas sentadas, com ar-condicionado, TV e internet wi-fi. O tempo de viagem prevista, por exemplo, de Palhoça à Florianópolis é de 16 minutos. Os barcos também terão espaço para o transporte de bicicletas. Já os terminais, com acessibilidade universal, devem contar com salas de embarque, lanchonetes e banheiros.
De acordo com Loureiro, a expectativa é que ainda neste ano seja implantado um projeto piloto ligando as cidades da Grande Florianópolis.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Transporte marítimo deve ser implantado ainda neste ano na Grande Florianópolis
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