quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Abertas as inscrições para 135 bolsas de estudo no Colégio Catarinense

Com o intuito de oferecer sua parcela de contribuição à sociedade, especialmente àqueles menos favorecidos, o Colégio Catarinense mantém o projeto de inclusão social do Ensino Médio. O educando, selecionado para frequentar os estudos, recebe bolsa integral, além de subsídios em outras áreas, para que possa sentir-se em condições de igualdade com os demais educandos do Colégio, participando de todas as atividades que são propostas. O Projeto tem por objetivo formar o cidadão para o espírito comunitário, cristão, crítico, consciente e comprometido com os valores humanos, fundamentados nos princípios morais e éticos.

          

Os alunos que desejarem iniciar o Ensino Médio em 2013 não podem perder tempo. O Assistente Social do Colégio Catarinense visitou as escolas de Florianópolis para divulgar o programa, e as inscrições para o processo seletivo iniciam em 03/09/2012 e encerram-se em 21/09/2012. Serão disponibilizadas 135 vagas, todas para ingresso na 1ª série do Ensino Médio. Atualmente estudam 389 alunos no Ensino Médio Social. As aulas regulares do Ensino Médio Social acontecem no período vespertino, com seis aulas diárias, das 13h30min às 18h44min. As aulas de Educação Física e Reforço Escolar ocorrem em diferentes períodos, das 18h54min às 20h30min.

 

De acordo com a lei, só podem participar candidatos residentes no município de Florianópolis e cuja família tenha uma renda, por pessoa, não superior a 1,5 salário-mínimo (R$ 933,00). A apresentação da carteira de identidade e do CPF do candidato é indispensável no ato da inscrição, que deverá ser realizada pelo seu responsável legal. O candidato não poderá ter idade superior a 15 anos no decorrer de 2012. Com menos de 15 anos não há restrições.

 

A documentação para inscrição é a seguinte: atestado de frequência da escola de origem, carteira de identidade do candidato, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada. Após a inscrição, o candidato passa pelo teste de sondagem de conhecimentos que está marcado para o dia 29/09/2012. Após a publicação dos classificados, serão feitas reuniões com os pais para análise socioeconômica e efetivação da matrícula.

 

Em mais de uma década de existência, o projeto de inclusão social tem oferecido a jovens das camadas menos favorecidas da região da Grande Florianópolis uma educação de qualidade, voltada à melhoria das condições de vida, ao desenvolvimento amplo de todas as dimensões da pessoa. Os jovens são conscientizados para retornarem às suas comunidades, partilhando todas as conquistas alcançadas e servindo de exemplo e inspiração aos demais. Além disso, são incentivados a conhecerem e buscarem as oportunidades apresentadas pela sociedade para o seu desenvolvimento e para a vivência de uma cidadania responsável.

 

 

Para mais informações, acesse o colegiocatarinense.g12.br ou ligue para 3251-1517.

 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

População pode colocar Florianópolis no Guinness Book. Campanha começa neste sábado!

 

População pode colocar Florianópolis no Guinness Book

 

Campanha ‘Floripa no Guinness’, promovida pelo projeto ReÓleo da ACIF, quer coletar mais de 10 mil litros de óleo de cozinha em um mês. Arrecadação começa neste sábado e segue até o dia 30 de setembro.

 

Pela primeira vez uma iniciativa que contará com amplo apoio popular pode resultar na inclusão de Florianópolis no Guinness Book of Records – o livro dos recordes - como exemplo de proteção ambiental. A participação é simples: a população precisa armazenar óleo de cozinha usado em garrafas PET e procurar um dos Pontos de Entrega Voluntário (PEV’s) do projeto ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), a partir do próximo sábado (1º) até o dia 30 de setembro.

“Cada morador será protagonista desta ação em defesa do meio ambiente. Por isso poderemos dizer que com essa iniciativa teremos não o ReÓleo ou a ACIF no Guinness, mas Florianópolis no livro dos recordes”, diz o coordenador do ReÓleo e da campanha Floripa no Guinness, Luiz Falcão de Moura. A campanha pretende reunir comunidade, empresas e entidades da sociedade em torno do objetivo comum de conquistar um espaço para a cidade no reconhecido livro dos recordes.

Para atingir esse objetivo, a meta é coletar 10 mil litros de óleo de cozinha em um mês. Para disseminar essa idéia entre a comunidade e reforçar a participação popular na arrecadação de óleo, a ACIF e parceiros desenvolverão ações como palestras em escolas e concursos. Também haverá intenso trabalho de comunicação, com a criação de um site específico (www.floripanoguiness.com.br), que entra no ar nos próximos dias. A página, criada pela NacionalVox, terá um “medidor” do óleo coletado, possibilitando à população acompanhar os números registrados durante o mês, informações sobre o projeto, explicações sobre os estragos que o óleo pode provocar no meio ambiente e um mapa com a localização dos pontos onde é possível fazer doações. “Também estamos firmando parcerias para aumentar o número de postos de entrega e facilitar o acesso de moradores de todo o município ao projeto”, diz Falcão.

O ‘pontapé’ inicial da campanha Floripa no Guinness durante o ACIFeijão, realizado neste  sábado (1º). No local da festa, o P12, em Jurerê Internacional, haverá um ponto de coleta. No mesmo dia, começa a ser recebido o óleo em outros PEV’s. “É importante que a população armazene o resíduo desde agora para partirmos com força total”, lembra o coordenador. Haverá pontos de coleta nas regionais da entidade, no Centro de Atendimento ao Turista da ACIF (CAT) na SC-401, e em parceiros que estarão listados no www.floripanoguiness.com.br.

O presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr., diz que o projeto é um orgulho da entidade e que a conquista do Guinness vai ser importante para toda a cidade. “A participação popular para colocar o ReÓleo no Guinness vai mostrar a todo o País a preocupação que o florianopolitano tem com o meio ambiente. Esse projeto, que nasceu de necessidade específica dos empresários da Lagoa da Conceição, contou com o trabalho e o comprometimento de muitas pessoas para se transformar no que é hoje, um programa estruturado e extremamente importante para o desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca.

 

Conheça mais o Projeto ReÓleo

 

Criado há 14 anos pela entidade, hoje, o ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis, com quase mil pontos de coleta espalhados pela região metropolitana, e com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza. A educação ambiental também integra o projeto. Periodicamente são realizadas palestras com o tema “Reciclar é Educar”, voltadas especialmente para alunos de escolas da rede pública e particular de ensino das cidades onde atua – cerca de 5 mil crianças já assistiram as apresentações educacionais.

Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.

Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2012, foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Mais informações no site http://www.acif.org.br/reoleo/

 

Parceiros

A ACIF quer estimular a participação da comunidade no projeto de incluir o projeto ReÓleo no Guinness Book of Records. Para isso, vai desenvolver a campanha Floripa no Guinness. Entre as ações previstas está a formação de parcerias com empresas dispostas a abrigar pontos de recolhimento de óleo de cozinha usado. As interessadas devem entrar em contato com o programa pelo telefone (48) 3224-3627.