sexta-feira, 24 de maio de 2013

Evento com adoção de animais marca aniversário do projeto "Cão Terapia"

Interessados em adotar cães e gatos retirados de situações de maus-tratos pela Diretoria de Bem Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, poderão participar da festa comemorativa aos 6 anos do projeto “ Cão Terapia”. O evento acontece neste sábado (25), das 13 às 18 hs, no Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis, onde fica o canil municipal, na SC-401, ao lado do cemitério do Itacorubi.  O projeto foi criado pela Organização Bem Animal (OBA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Cerca de 80 animais de idades, tamanhos, cores e temperamentos variados estarão disponíveis para adoção por parte das pessoas que atenderem aos critérios exigidos. É que para credenciarem-se a adotar cães e gatos, os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, apresentar RG e CPF e preencher termo de responsabilidade após entrevista. Quem residir em apartamento e quiser levar um gato para casa também precisa ter rede de proteção nas janelas e sacadas.

Vale informar que todos estes animais são desverminados, e que os filhotes maiores de seis meses e os adultos são castrados. E, ainda, que alguns animais têm pequenas deficiências e que os cães da raça Pitt Bull já foram socializados, estando aptos ao convívio familiar.

O projeto

O projeto “Cão Terapia” foi implantado em razão da necessidade de exercitar, distrair, socializar e, principalmente, preparar os animais resgatados pela Diretoria de Bem Estar Animal para a adoção. O trabalho conta com a participação de em média 60 voluntários que se encontram todos os sábados à tarde sem chuva, no Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Fabiana Bast, o nome “Cão Terapia” surgiu da intenção de se fazer terapia com os animais que precisavam ter contato com pessoas para diminuir seus traumas e ficar menos estressados e mais confiantes, e assim aumentar suas chances de adoção. “Mas acabou virando terapia para os humanos também, ajudando pessoas que perderam seus animais ou com depressão, por exemplo. Esse é um dos nossos retornos mais legais”, relata Fabiana.

Aproveitando a oportunidade, cabe ressaltar que a Diretoria de Bem Estar Animal resgata animais somente de Florianópolis que foram vítimas de maus-tratos denunciados em delegacia e posteriormente confirmados. Afinal, abandonar animais é crime federal.

Mais informações podem ser obtidas através dos fones (48) 9114-2537 / 9111-7011, pelo e-mailoba@obafloripa.org ou pelo site www.obafloripa.org . 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ministro anuncia processo contra Autopista Litoral Sul

O ministro dos Transportes, Cesar Borges, anunciou na tarde desta quarta-feira, em reunião com prefeitos e parlamentares catarinenses, a abertura de processo administrativo contra a empresa Autopista Litoral Sul, responsável pela construção do anel viário da Grande Florianópolis, obra que está cinco anos atrasada.

O anúncio foi feito durante reunião solicitada pela Associação dos Prefeitos da Grande Florianópolis, que pediu formalmente ao Ministério dos Transportes o cancelamento da concessão por quebra de contrato.

A iniciativa foi liderada pelo prefeito da Capitall, Cesar Souza Júnior, que é presidente da Associação, e acompanhada por todos os demais 21 prefeitos da região. Durante o encontro, o ministro reconheceu que a empresa “está inadimplente” com suas obrigações contratuais, principalmente por conta do atraso nas obras do contorno viário.

Cesar Borges não descartou a hipótese de rompimento do contrato e garantiu que o Ministério dos Transportes será enérgico com a empresa.

“A reunião superou todas as expectativas, já que o ministro de pronto acolheu uma das nossas reivindicações, que é a de uma apuração severa sobre esse verdadeiro deboche que vem acontecendo há anos não apenas com os moradores da Grande Florianópolis, mas com os catarinenses e brasileiros”, afirmou o prefeito Cesar Souza Júnior.