Para marcar o Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16/04), a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis convoca os professores da rede de ensino para ficarem cinco minutos em silêncio. Durante este momento, os profissionais usarão o tempo para observar a respiração, perceber o ambiente e valorizar o seu principal instrumento de trabalho.
A ação faz parte do programa Saúde Vocal, desenvolvido pelo Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor – DESABES. Para combater os problemas vocais, o setor realiza periodicamente atividades preventivas, como: fornecimento de squeezes (garrafinhas de água), triagem fonoaudiológica, palestras preventivas nas unidades de ensino, acompanhamento de profissional com alteração vocal e fornecimento de amplificador vocal para as escolas.
De acordo com a fonoaudióloga Claudia Bruck, os cuidados devem ser constantes, já que qualquer alteração na voz, mesmo mínima, pode prejudicar a atuação profissional. “Se ao final do dia sua voz costuma ficar fraca, rouca ou cansada é importante procurar um profissional da área.” Dentre os médicos, o mais recomendado é o otorrinolaringologista, especialista em problemas de ouvido, nariz e garganta.
Cuidados importantes
O cuidado com a voz é o melhor método para evitar problemas futuros, para isso os profissionais devem ficar atentos a algumas dicas apontadas pela fonoaudióloga:
- Ao perceber alterações na voz, procure minimizar o desgaste;
- Perceba o que mais prejudica sua voz e tente dosar esse aspecto;
- Tomar pequenos goles de água durante a aula;
- Não aumentar a intensidade da voz para competir com a fala dos alunos e barulhos externos;
- Criar códigos combinados para solicitar silêncio em sala, como bater palmas;
- Falar sempre próximo e de frente para os alunos;
- Fazer intervalos de repouso de fala;
Nenhum comentário:
Postar um comentário