Evento discute a implantação do sistema Bus Rapid Transit na Capital e o uso da bicicleta como alternativa de transporte
Professores, autoridades municipais e especialistas na área de transportes reúnem-se nesta quinta-feira (18/08), a partir das 19h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis para discutir questões relativas à mobilidade urbana na Capital. Entre os principais temas em pauta estão a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) – sistema de ônibus de alta capacidade que utiliza corredores exclusivos em vias urbanas –, o uso da bicicleta como alternativa de transporte e a mobilidade urbana como um direito social.
O evento, aberto ao público, será promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, em parceria com o grupo Ciclobrasil, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Participarão do encontro João Batista Nunes, vice-prefeito e secretário de transportes de Florianópolis; Luis Antonio Lindau, professor da UFRGS; João Alencar Oliveira Júnior, representante da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana e Daniel de Araújo Costa, presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis.
O BRT ou Bus Rapid Transit é um sistema de ônibus de alta capacidade que utiliza corredores exclusivos em vias urbanas, simulando o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos. Foi criado e inicialmente colocado em prática em Curitiba na década de 1990. Florianópolis vai implantar o sistema com três corredores, com o nome de Via Rápida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário